Componentes
Construída principalmente na base de painéis SIP (structural insulated panel), esta habitação é vista como uma tentativa de racionalizar este componente construtivo e otimizar ao máximo suas características estruturais e dimensionais.
São utilizados dois tipos de painéis: painel para paredes de dimensões 122x244x11,4cm, e painéis de laje de 122x488x21cm. Com estes dois componentes configura-se a totalidade da casa. Foram utilizados 71 painéis de parede e 40 painéis de laje. A perda de material foi praticamente nula.
Módulos
Mediante a configuração de divisórias ou módulos espaciais conformados por dois painéis de parede e dois de laje são construídos os espaços habitáveis de seis metros quadrados. Os espaços são o resultado da multiplicação destes volumes ao longo de seu eixo transversal, segundo áreas padrão de uso. A habitação está constituída pela soma destes recintos.
Programa
Associamos os recintos de acordo com suas afinidades programáticas tradicionais, unidos por uma circulação central. Os espaços principais estão agrupados no norte, buscando a vista do mar. As lajes expostas ao exterior são habilitadas como terrações no segundo e terceiro andar.
A fachada leste, próxima do vizinho, é mais fechada, já a fachada oeste abre-se para a vista e a luz. As fachadas norte, sul e terraços são envolvidos por uma pele de madeira.
Todos os painéis foram montados em 10 dias.
- Cliente: Vicente Hidd
- Custo: 22 UF / m2